SAÚDE DE SIMÕES FILHO EM ESTADO DE ABANDONO: Vereador Genivaldo Lima denuncia condições precárias na UBS em Palmares
- noticias dopoder
- 10 de mai.
- 2 min de leitura

Em uma recente fiscalização à Unidade Básica de Saúde (UBS) da localidade de Palmares, em Simões Filho, Região Metropolitana de Salvador (RMS), o vereador de oposição, Genivaldo Lima, expressou sua indignação com a situação de abandono do local.
“É revoltante o estado de abandono da Unidade Básica de Saúde (UBS) na localidade de Palmares! Banheiros adaptados para pessoas com deficiência estão sendo usados como depósito, janelas com vidros quebrados colocam em risco a segurança de todos, a sala de vacina está completamente deteriorada, sem estrutura mínima e tomada por infiltrações, além da ausência total de climatização adequada, um ambiente perfeito para proliferação de bactérias e doenças!”, relatou.
Em suas declarações, Lima detalhou a precariedade das instalações, que deveriam atender à população com dignidade. “Isso aqui era pra ser um depósito, mas olha a forma que se encontra! Olha a forma como se encontra a janela! Aqui era pra ser um sanitário para deficiente, era pra ser, mas infelizmente se transformou em um depósito de ‘traquelha’. Olha a forma como se encontra. Isso é o reflexo do abandono da saúde de Simões Filho. Vocês estão notando rachadura, sem forro, aqui certamente molha, ou seja, continua o desrespeito com a saúde e o povo de Simões Filho”, criticou.
O vereador também comentou sobre a insatisfação com a administração de medicamentos na unidade. “A sala de vacina está mais ou menos. Isso é a sala de vacina. Complexo B, sem Dexametasona, sem Sulfato Ferroso, sem Omeprazol, a mesma coisa em todos os postos, não tem! Não sei porque essa secretária permanece no nosso município. Aqui é caso de Ministério Público”, enfatizou Lima, ao supor uma possível omissão por parte de Iridan Brasileiro, titular responsável pela pasta da Saúde municipal.
Ao concluir sua visita, Genivaldo Lima ressaltou a urgência em resolver os problemas estruturais e sanitários da UBS: “Isso aqui, certamente, é água escorrendo na parede com umidade, pois isso tem que resolver logo. Isso na saúde não pode de jeito nenhum, isso aqui traz doença direto, bactéria, isso é inconcebível ao ser humano esse tipo de tratamento, não só para as pessoas que trabalham aqui, mas também as pessoas que vêm pra cá”.
Por fim, o vereador fez um apelo à atual gestão municipal conduzida pelo atual prefeito Del: "Eu quero saber, prefeito Del, pra que está se pagando essa senhora, Dra. Iridan?”.
Lima também questionou o comprometimento dos representantes eleitos. “A pergunta que não quer calar: existe representante eleito em Palmares? Cadê o compromisso com a saúde da população? E o Ministério Público, vai se calar diante desse descaso com o interesse coletivo? O povo merece respeito!”, clamou.
Veja vídeo: https://www.youtube.com/shorts/BqJJoq76zpY
Os comentários de Genivaldo Lima refletem uma preocupação crescente com as condições de saúde pública em Simões Filho, levantando a necessidade de ações urgentes para restaurar a dignidade e a segurança no atendimento à população.
Veja imagens do local:









































Comments